Mutirão de microchipagem de cães e gatos acontece neste sábado em Joinville |
A NOSSA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
-
- Sidônio Cassol - Professor, com pós-graduações em Psicopedagogia e Pesquisa e Ciência da Educação. Parapsicólogo pelo Instituto de Parapsicologia e Ciências Mentais de Joinville. Palestrante motivacional, comunicador de Rádio e escritor. Membro da Associação Internacional de Lions Clubes. Reside em Joinville, é casado, pai de três filhos e avô de 4 netos
Da redação - Sidônio Cassol - 5/10/2022 - 17h07min - De acordo com a psicologia, inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as nossas emoções e sentimentos, e de outros indivíduos.
A emoção é uma reação imediata a um estímulo emocional que acontece, isto é, ela está relacionada com alguma coisa que mexe com a gente, podendo provocar uma sensação agradável ou desagradável.
Os sentimentos são informações que todos seres biológicos são capazes de sentir nas diferentes situações que vivenciamos no dia a dia. Todos nós somos dotados de sentimentos e eles são diferentes entre si. Um exemplo é uma pessoa que consegue terminar suas atividades, trabalhos, atingir suas metas/objetivos, mesmo que esteja sentindo-se triste, ansiosa, estressada ao longo de um dia de trabalho.
Para tanto, é importante, em primeiro lugar, conhecer as suas próprias emoções e saber controla-las. O gerenciamento das emoções é feito a partir do conhecer-se. Saber olhar no espelho do seu interior e ver refletido, com tranquilidade, quem você é.
Outro ponto importante é a busca da motivação pela vida. Ter a capacidade de buscar em você mesmo motivos ou estímulos para alcançar seus objetivos. Na prática, isso significa, você acordar todo dia com o propósito pleno daquilo que você quer realizar. Olhar para o céu do firmamento e agradecer a Deus por mais um dia e no final deste dia, saber que a missão foi cumprida.
Devemos também saber trabalhar a nossa empatia, que é uma capacidade que devemos ter de compreensão da vida, dos relacionamentos desde a família até em nossos trabalhos e a sociedade em geral. Para completar o nosso "Refletindo Ideias" de hoje, queremos salientar a importância dos relacionamentos interpessoais na composição de nossa Inteligência emocional. Não somos uma ilha, vivemos num contexto com vínculo entre várias pessoas com desenvolvimento de diversas habilidades comportamentais, diálogo, paciência e empatia nas interpelações entre os membros de uma sociedade.
Portanto, observe o seu próprio comportamento, domine as suas emoções, aumente a sua autoconfiança respeitando os seus próprios valores e investindo em suas energias emocionais uteis, desenvolvendo cada vez mais a sua inteligência emocional, com resiliência.
Deixe seu comentário